Kawasaki Versys Forum banner

Como apagar a luz de verificação do motor e corrigir o problema?

1 reading
12K views 17 replies 6 participants last post by  onewizard  
#1 ·
Primeiramente, é importante dizer que prefiro não levar a Versys 650-2017 a uma concessionária.
Suponho que o problema tenha a ver com uma falha elétrica que experimentei da última vez que a conduzi.
Aqui está o cenário completo:
Tive um problema em ligar a moto se o descanso estivesse abaixado. Eventualmente, ele se consertou sozinho.
Eventualmente, voltou com força total, não apenas não ligava com o descanso abaixado, mas eu tinha que pressionar a embreagem e levantar o descanso para ligar.
Mas, nenhuma luz de verificação do motor.
Da última vez que a conduzi, não percebi que tinha o carregador USB na porta do isqueiro.
Este é um carregador especial, que também lê a voltagem da bateria assim que você liga o motor.
Eu não sabia, mas este carregador tem um problema, ele estava descarregando a bateria do meu carro, como descobri depois do meu problema.
No dia em que aconteceu, fui trabalhar e voltei.
Na ida, não tive problemas, mas, na volta, foi uma loucura!
Era como se a moto estivesse ligando e desligando a cada poucos segundos. Durante toda a viagem.
O motor não estava morrendo, já que eu estava andando, mesmo que a "bateria estivesse desconectada", mas, por causa da velocidade, o motor não pararia.
No entanto, olhar para o painel era assustador. Ele estava ligando e desligando constantemente.
A viagem, no entanto, foi boa, o que significa que, além da falha elétrica, não houve nenhum outro problema.
Se eu não estivesse olhando para o painel, não saberia que havia um problema.
Somente após esta viagem a luz de verificação do motor começou.

Algumas perguntas:
Há alguma maneira de usar um dispositivo OBD para ler o problema, para esta Versys?
Há alguma sugestão sobre como proceder a partir daqui?

Obrigado

#2 ·
...

Algumas perguntas:
Há alguma maneira de usar um dispositivo OBD para ler o problema, para esta Versys?
Há alguma sugestão sobre como proceder a partir daqui?

Obrigado
Respondendo a mim mesmo, descobri que o leitor de código é nativo e o código é 62.
(Para ler o código, deixe o indicador em ODO, desligue e ligue a moto, não o motor, pressione o botão do painel esquerdo por 2 segundos e, voilà, o código é exibido)
Além disso, descobri que o código de serviço 62 é um problema com o atuador da válvula de sub-aceleração.
Aparentemente, a corrente para o atuador é o problema.
Isso pode, como eu disse, ter sido acionado pelo carregador USB defeituoso.

Continuo aceitando sugestões.
Obrigado

#4 ·
Respondendo a mim mesmo, descobri que o leitor de código é nativo e o código é 62.
(Para ler o código, deixe o indicador em ODO, desligue e ligue a moto, não o motor, pressione o botão do painel esquerdo por 2 segundos e, voilà, o código é exibido)
Além disso, descobri que o código de serviço 62 é um problema com o atuador da válvula secundária.
Aparentemente, a corrente para o atuador é o problema.
Isso pode, como eu disse, ter sido acionado pelo carregador USB defeituoso.

Continuo aceitando sugestões.
Obrigado
Se você quiser ser super incrível, algumas fotos do processo seriam muito legais se você tiver tempo. Eu também tenho estado ansioso com isso. Talvez eu leia a seção no meu manual de serviço.
Observe que o manual de serviço é um ótimo investimento, eu consegui o meu por cerca de US$ 40 no eBay.

#5 ·
O que você quer dizer com a bateria foi desconectada?

Se ela foi literalmente desconectada, esse pode ser o seu problema. A bateria absorve as flutuações de voltagem. Além disso, embora eu não tenha analisado o circuito de carregamento em detalhes, pode ser que a voltagem de saída do alternador estivesse alta o suficiente para causar uma falha nos eletrônicos.

#7 ·
O que você quer dizer com a bateria estava desconectada?

Se ela foi literalmente desconectada, pode ser o seu problema. A bateria absorve as flutuações de tensão. Além disso, embora eu não tenha analisado o circuito de carregamento em detalhes, pode ser que a tensão de saída do alternador estivesse alta o suficiente para causar uma falha nos eletrônicos.
Obrigado por responder.
"Bateria estava desconectada" entre "", para significar que era como se durante a viagem eu estivesse ligando e desligando a chave. A bateria estava conectada, o que significa que os fios estavam onde deveriam estar.
Em outras palavras, você sabe o que vê no seu odômetro quando liga a moto, isso estava acontecendo a cada poucos segundos.
É a primeira vez que vejo esse tipo de problema.

#11 ·
Pode ser um problema de conexão elétrica com a chave de ignição. Ou, uma pequena possibilidade é uma conexão intermitente com um fusível. Ou um cabo de bateria ruim, conexão da bateria ou conexão à terra com a estrutura.

O código 62 pode ser completamente falso. Seus sintomas parecem um grande problema de fornecimento de energia elétrica.

#13 · (Edited)
Poderia ser um problema de conexão elétrica com a chave de ignição. Ou, uma pequena possibilidade é uma conexão intermitente com um fusível. Ou um cabo de bateria ruim, conexão da bateria ou conexão de aterramento ao chassi.

O código 62 pode ser completamente falso. Seus sintomas parecem um problema importante de fornecimento de energia elétrica.
Obrigado.
Concordo, 62 é muito genérico, embora o manual forneça algumas informações sobre como verificá-lo.
No entanto, não há nenhum sintoma aparente ao andar. Vou verificar mais a fundo.

Esqueci de mencionar que, após esse problema, percebi que o carregador USB estava descarregando a bateria do meu carro. Portanto, deve ter havido um curto em algum lugar do circuito quando o carregador foi conectado.

#17 ·
Mais algumas informações.
Segui o manual para testar o problema (código de erro 62).
Desmontei um monte de coisas para ter acesso às válvulas e à ECU (obviamente seguindo o manual).
Verifiquei tudo, exceto a voltagem máxima, pois não tinha o cabo especial.
Tudo estava OK.
Deixei a moto desmontada por alguns dias (bateria desconectada).
Quando coloquei tudo de volta (um sofrimento, pois alguns parafusos são realmente mal colocados), verifiquei e, embora não sobrasse nenhum parafuso, recebi mais 3 códigos de erro (12, 13, 14, todos os sensores).
A Versys parece estar funcionando bem.
Vou tentar limpar os códigos e verificar o que acontece.
Como limpar os códigos?
Bem, vou seguir este tópico e voltarei com as peças que comprei e se foi bem-sucedido.

#18 ·
Muitos conectores especiais nunca são necessários se você fizer as perguntas certas e tiver alguma engenhosidade.
Como exemplo, comprei o adaptador do chicote elétrico para o TPS, custou cerca de US$ 20 do revendedor. @invader fez o seu próprio.

• Like
Reactions: JT in GA