Eu li mal o título e pensei que dizia BMW1300GS, mas de qualquer forma a X300 é melhor que a 310 ou a 1300.
Para começar, dei uma volta em alguns amigos em 1250GSs em estradas secundárias, e a discussão girou em torno de como eu era tão rápido? Huh, eu tenho 1/3 da sua potência, mas 60Kg a menos de peso e 1/3 do seu custo. Então eu posso me dar ao luxo de matar minha moto duas vezes e ainda ter o suficiente para uma terceira pelo custo da sua GS, que, com toda a honestidade, é mais sobre a aparência do que sobre a capacidade.
Eu consigo quase o dobro da autonomia por muito menos combustível, 300 milhas por tanque (17L) se a velocidade for mantida abaixo de 60 mph. Posso andar a 80 mph se eu escolher, mas essas não são as estradas para as quais esta moto foi feita. Uma moto mais leve sempre terá melhor manuseio do que uma mais pesada.
Agora eu planejo fazer turismo na minha X315 dois a dois assim que me aposentar no próximo ano. Então, custos mais baixos estão na ordem do dia.
Sim, um super humano pode andar de moto de aventura grande fora da estrada em alta velocidade, mas NÃO é assim que 99,9% dos pilotos usam isso. Então, uma moto mais leve sempre será mais fácil de manusear, mas para estradas secundárias e trilhas de cascalho/floresta, a X300 é a melhor máquina na minha opinião.
As pessoas e suas carteiras são seduzidas por maior é melhor o tempo todo. Mas se eu quiser fazer longas milhas rápidas na estrada, usarei minha VFR800 e ela fará isso o dia todo, todos os dias. Então, a ferramenta certa para o trabalho é o caminho a seguir, na minha opinião.
Como sempre YMMV. 😁