Kawasaki Versys Forum banner

Fio de Configurações de Suspensão - 650

33K views 20 replies 10 participants last post by  onewizard  
#1 · (Edited)
Gostaria de iniciar um tópico para que as pessoas compartilhem sua configuração de suspensão. Certifique-se também de listar seu peso (totalmente vestido para o passeio).

Encontrei uma melhora na qualidade do passeio diminuindo 1 do padrão na pré-carga traseira, deixando o retorno esquerdo na configuração padrão. O padrão era muito duro para mim em estradas ruins e não parecia estar usando muito do curso da suspensão.

Gostaria de ver o que posso fazer pela frente, posso tentar firmá-la um pouco, pois o curso dianteiro está sendo todo usado na configuração padrão e ocasionalmente bate no fundo. (amarre uma braçadeira ao redor da suspensão dianteira para ver quanto curso está sendo usado)

88 kg e pilotagem esportiva principalmente em um ambiente urbano em estradas com muitas ondulações de gelo, buracos, obras e outros perigos rodoviários.

Comentários e sugestões, por favor.

#3 ·
Outra boa ideia para quem define o amortecimento é certificar-se de que o óleo da sua suspensão dianteira está fresco. A troca não é algo especificado nos intervalos de serviço regulares, por isso é algo que muitos proprietários não fazem, mas é importante. Se você tiver mais de 16.000 milhas com o óleo da suspensão dianteira atual, troque-o - você ficará surpreso com o quão mais composto e controlado é o seu passeio. E então você pode descobrir que quaisquer configurações de amortecimento que você tinha, precisam ser ajustadas.

This post has been deleted
#6 ·
Quando você trocou o óleo da sua suspensão, ele estava sujo? Que ferramentas você precisa para isso - para abrir as suspensões?
SIM - estava sujo, e você precisa de várias ferramentas MUITO especializadas para desmontar as suspensões. Eu 'fiz' as minhas para as duas Gen 1s, mas não fiz as '15s SOZINHO (Kawi fez isso sob garantia quando os retentores da suspensão estouraram). Eu USEI ATF como óleo de suspensão TODAS as vezes. (Um 'truque' dos antigos pilotos de enduro.)

#5 · (Edited)
Ok, vou dar a minha opinião (perdoem o trocadilho). Todas as configurações de suspensão são um compromisso para mim: com equipamento de tempo frio, tenho talvez 195 lb, com equipamento de verão 185 lb. Exceto talvez eu tenha adicionado a bolsa de tanque e câmeras, etc. ou minha bolsa seca com um suprimento de fim de semana de necessidades. Então eu comprometo porque não me apetece mudar as configurações para cada ocasião.

A minha condução é principalmente rural, estradas secundárias principalmente com incursões ocasionais nas grandes cidades.

Atualmente, minhas configurações para a frente são pré-carga @ 6 voltas (todos os números são de totalmente comprimido). O amortecimento está definido em 2 voltas. Acabei de voltar para esta configuração porque a frente estava com uma sensação de "madeira" em curvas fechadas e queria correr largo na configuração "mais dura" que experimentei. A diferença é do dia para a noite. A diferença que uma suspensão bem ajustada faz é realmente inspiradora de confiança, ela muda a moto.

Traseira atualmente definida para a posição #2 (2ª mais macia), amortecimento @ 4 cliques. Ainda estou trabalhando na configuração traseira, depois de mudar a frente.

Para cada ação, há uma reação. Mude a suspensão dianteira e a traseira também reage, muitas vezes exigindo ajuste se a configuração do garfo foi ajustada em mais de alguns cliques.

A posição do corpo do piloto também conta muito. Aprendi muito a andar no meu Concours carregado que mover meu peso para a frente e carregar o garfo para compensar o peso da traseira mudou drasticamente o manuseio. Essa técnica também funciona bem para mim no V. Em coisas apertadas, gosto de mudar meu peso para a frente para carregar um pouco a frente.

Meu ponto é que, para mim, as configurações de suspensão são um alvo em movimento que pode mudar com a estação e as circunstâncias. Então eu comprometo porque, embora eu verifique a pressão dos pneus, óleo, luzes, etc. regularmente, eu vivo com as configurações de suspensão atuais.

Até eu começar a mexer de novo... suspiro. :rolleyes:

Gen1, 2007 V

#11 ·
Eu ajustei o meu pelo livro. Tenho um 09 650. Tenho 140#. Com todo o meu equipamento, cerca de 150# no total. Ajustei meus garfos em 7 voltas, 1 3/4 voltas no amortecedor. A pré-carga traseira está em 5 do mais macio e 5 cliques no amortecedor. O ar está ajustado em 34 psi na frente e 36 psi na traseira. Anda bem! Cavalinhos em primeira marcha bem fácil.

#12 · (Edited)
Tenho andado a brincar com as configurações da minha suspensão na última semana. Descobri que consegui fazer uma melhoria significativa em relação às configurações padrão, pelo menos para os meus próprios gostos e um peso de piloto de 195 lb, firmando um pouco a frente. Realmente muda a personalidade da moto. Ainda estou a fazer ajustes que colocarei neste tópico quando chegar às minhas configurações finais. Embora a configuração da pré-carga através da fórmula de afundamento seja provavelmente um bom ponto de partida, acho que você realmente tem que brincar com as configurações, em particular a pré-carga primeiro, depois o ressalto, até chegar ao que parece melhor para a pilotagem que você faz. Também descobri através da minha experimentação que tenho que deixar numa configuração por um tempo para obter uma apreciação total de uma configuração. Por exemplo, inicialmente gostei de configurações mais macias para o conforto e absorção de impactos, mas quando você começa a andar mais rápido e nas curvas, elas fazem a moto parecer menos estável e plantada. Descobri que quanto mais você ajusta, um pouco de cada vez, mais você aprende como as diferentes configurações se sentem, o que ajuda no processo de ajuste fino. Até agora, tem sido mais um processo de ajuste e avaliação e repetição do que um processo de ajuste único e esquecimento.

#13 ·
Dê-me algo para ajustar e eu vou brincar com isso, quer precise ou não – bicicleta de 2016 e eu tenho 200 libras – na traseira experimentei alguns cliques extras como faço em todas as minhas bicicletas. Versys não gostou, muito duro, voltei ao original – na frente acabei com meia volta a mais de pré-carga e uma volta completa de retorno – descobri que mais pré-carga na frente faz com que a roda dianteira flutue um pouco.

#19 ·
Configurações da suspensão na minha Versys 650 ABS 2015

Estas são as configurações para a minha Versys 650 2015 com bagagem carregada (top case e malas laterais) + eu com todo o equipamento (94 kg).

Afundamento da suspensão dianteira - 42 mm
Pré-carga da mola dianteira – 5 voltas
Amortecimento - 1 volta da posição totalmente no sentido horário + óleo de suspensão Bel-Ray 5 wt

Afundamento do amortecedor traseiro R1 - 10,5 mm
Amortecedor traseiro R1 com mola do amortecedor Roadstar Warrior 2002-2009 encurtada
Pré-carga da mola definida na posição mais baixa
Amortecimento de retorno: 12 cliques no sentido anti-horário com uma chave de fenda de lâmina chata (padrão)
Amortecimento de compressão rápida: 3 voltas no sentido anti-horário com uma chave de 12 mm (padrão)
Amortecimento de compressão lenta: 12 cliques no sentido anti-horário com uma chave hexagonal pequena (padrão)

========================================================
Notas:
A mola OEM Roadstar é de 725 lbs/pol (12,95 kg/mm). Diz-se que a mola do amortecedor traseiro Stock Versys é de 940 lbs/pol (16,7865). Na minha opinião, isso é MUITO duro para um motociclista de 90 kg. A mola Roadstar de 725 lbs/pol no amortecedor R1 é perfeita para mim.

Para o meu tipo de pilotagem (principalmente turismo fácil), acho a suspensão dianteira muito dura. Ela ainda tende a saltar sobre solavancos acentuados em vez de absorvê-los.

Quando estou pilotando com um passageiro, com o top case e as malas laterais carregadas, minha Versys parece absorver melhor os solavancos. O peso mais pesado carregado me dá a impressão de que o passeio é muito mais suave do que quando estou pilotando sozinho.

Na minha opinião, a mola da suspensão dianteira na minha Gen3 Versys 650 foi configurada na Kawasaki para um motociclista muito mais pesado do que eu (94 kg com todo o equipamento). É muito rígida.

Mais tarde, quando me sentir à vontade, lidarei com esse problema da mola dianteira dura.

#20 · (Edited)
Configurações finais após experimentar, embora eu provavelmente nunca pare de experimentar completamente. Para o meu peso, descobri que firmar a pré-carga, tanto na frente quanto na traseira, ofereceu uma grande melhoria, especialmente na frente. Firmar a frente fez com que a moto parecesse mais plantada nas curvas. Essas configurações são provavelmente muito firmes se você andar em estradas de terra, principalmente em velocidades mais baixas.

Bicicleta: Versys 650 MK2, também deve se aplicar ao MK1, pois a suspensão é a mesma, nas MK3 a suspensão dianteira e o amortecedor são de fabricantes diferentes
Piloto: 195 lb totalmente equipado
Dianteira: 6 voltas (uma mais firme que o padrão), 1,5 voltas para o rebote
Traseira: Segunda pré-carga mais firme (a terceira configuração mais firme é o padrão) 3 voltas no rebote

A configuração padrão é para um piloto de 150 lb de acordo com o manual.

#21 ·
Tópico Preso

:wink2: em breve um tópico How To