Kawasaki Versys Forum banner

650 Pontos Fracos/Problemas Conhecidos.

2 reading
29K views 15 replies 14 participants last post by  hawkerjet  
#1 ·
Olá pessoal, pesquisando mais sobre o uso da V 650 para continuar uma aventura RTW de vários anos. Uma das coisas mais importantes ao viajar em locais remotos, especialmente em países do terceiro mundo, é a confiabilidade. Eu gostaria de tornar a moto o mais à prova de balas possível.

Estou curioso para saber quais áreas da 650 foram um problema, ou potencialmente um problema, e quais medidas vocês tomaram para resolvê-los? Por exemplo, vi menção ao regulador/retificador como uma área de preocupação?

Qualquer conselho é muito apreciado. Saudações.

#3 ·
Eu já andei muitos km de moto na Tailândia. Camboja e localmente todo o país. Apenas duas falhas, uma é a suspensão dianteira com vazamento em um dos meus passeios na Tailândia e, recentemente, o Sator cedeu e aos 60 mil km. Além das falhas mencionadas, nada me causou preocupação durante a pilotagem.

Basta manter a moto em boas condições e ela deve oferecer um serviço sem problemas. Eu tive uma Kawasaki ZR250, Z500 e ambas rodaram sem problemas. Sempre um piloto de kawa.

#4 ·
No que diz respeito às fraquezas de fim de viagem, o estator é o único que conheço, e essas falhas ocorrem depois de muitos quilômetros. Adicionar um voltímetro ao seu painel pode dar-lhe algum aviso prévio do problema, pelo menos o suficiente para evitar que fique encalhado na natureza.

A falta de uma placa de proteção é um problema potencial, dependendo de quão fora da estrada você estará. Eu não tenho uma placa de proteção, e eu saio da estrada, mas não em trilhas acidentadas sozinho. Existem algumas placas disponíveis, e eu adicionaria uma para sua viagem, a menos que você pretenda ficar 100% no asfalto.

Adicione uma capa de radiador de metal. Barato e eles funcionam.

Eu não adicionaria um descanso central devido às reclamações que li sobre eles pendurados baixo, etc. Eu uso um Snap-Jack para manutenção na estrada.

Obtenha uma boa proteção do motor que proteja a parte inferior do motor, não apenas as áreas superiores. E substitua as luzes de pisca-pisca dianteiras por outras de tamanho micro. Os piscas OEM se projetam muito e atingem o chão em uma capotagem, o que quebra a carenagem de plástico em que são montados. Eu tenho piscas R&G Racing. Eles têm placas de montagem e resistores de correspondência de carga que tornam a instalação super fácil.

Os apoios para os pés são montados em uma placa um tanto fraca, o que pode resultar na quebra de um apoio para os pés em uma derrapagem. Se você instalar a proteção do radiador, a placa de proteção e boas proteções do motor, as montagens dos apoios para os pés são os pontos fracos restantes.

O assento recebe muitas reclamações. Eu tenho um assento Sargent e adoro. Outros assentos do mercado de reposição também recebem ótimas avaliações.

A V650 seria uma excelente escolha para RTW, na minha opinião. Peças padrão que devem estar amplamente disponíveis.

#5 ·
No que diz respeito às fraquezas no final da viagem, o estator é o único que conheço, e essas falhas ocorrem depois de muitos quilômetros. Adicionar um voltímetro ao seu painel pode dar-lhe algum aviso prévio do problema, pelo menos o suficiente para evitar que fique encalhado na natureza.

A falta de uma placa de proteção é um problema potencial, dependendo de quão fora da estrada você estará. Eu não tenho uma placa de proteção, e eu ando fora da estrada, mas não em trilhas acidentadas sozinho. Existem algumas placas disponíveis, e eu adicionaria uma para sua viagem, a menos que você pretenda estar 100% no asfalto.

Adicione uma capa de radiador de metal. Barato e eles funcionam.

Eu não adicionaria um descanso central devido às reclamações que li sobre eles pendurados baixos, etc. Eu uso um Snap-Jack para manutenção na estrada.

Obtenha uma boa proteção do motor que proteja a parte inferior do motor, não apenas as áreas superiores. E substitua as setas dianteiras por menores. Os sinais OEM se projetam muito e atingem o chão em uma capotagem, o que quebra a carenagem de plástico em que são montados. Eu tenho sinais R&G Racing. Eles têm placas de montagem e resistores de correspondência de carga que tornam a instalação super fácil.

Os apoios para os pés são montados em uma placa um tanto fraca, o que pode resultar na quebra de um apoio para os pés em uma derrapagem. Se você instalar a proteção do radiador, a placa de proteção e as boas proteções do motor, as montagens dos apoios para os pés são os pontos fracos restantes.

O assento recebe muitas reclamações. Eu tenho um assento Sargent e adoro. Outros assentos do mercado de reposição também recebem ótimas avaliações.

A V650 seria uma excelente escolha para RTW, na minha opinião. Peças padrão que devem estar amplamente disponíveis.
Obrigado amigo, este é exatamente o tipo de informação que estou procurando. O lado dos acessórios é certo. Já rodei mais de 70.000 km de RTW e fiz alguns testes em barras de proteção e afins, posso dizer! Também gosto da fácil disponibilidade de peças. Uma das principais razões pelas quais estou planejando trocar de moto é a escassez de peças, a despesa e a dificuldade em obtê-las com as marcas europeias.

#6 ·
Esse estator recebe MUITA atenção; provavelmente não é pior do que outras motos.
Lemos tanto sobre isso aqui só porque muitos membros falam sobre isso, porque não há mais nada para falar!
Quero dizer, quando os próximos tópicos populares de 'problemas' são o sensor de queda do veículo ou a alta rotação em marcha lenta, você sabe que chegou ao fundo do poço e o poço está seco!

Siga os itens da programação de manutenção (talvez não mais do que 2x o intervalo), ou seja, óleo e filtro, filtro de ar, lubrificação do cabo, corrente e engrenagens, verificações de válvulas, garfos, freios, rolamentos das rodas.

FYI: NÃO existem "placas de proteção/patim" para versys, apenas protetores de rocha. Eles não suportarão o peso da moto no impacto. Mas ainda são razoavelmente úteis em comparação com o padrão de plástico.

#7 ·
O sistema de carregamento da Versys é semelhante a muitos outros sistemas de motocicletas. Nós (este fórum) temos a sorte de ter um membro que fez a pesquisa e pode nos dizer por que eles falham e nos dar uma modificação para ajudar a evitar que isso aconteça. Passei por vários sators em minha Vulcan 750. O primeiro durou mais de 50.000 milhas, as substituições baratas apenas alguns milhares cada. Agora eu sei porquê.

#8 ·
...Exemplo, eu vi menção do regulador/retificador sendo uma área de preocupação?....
Eu sugeriria substituir o estator shunt OEM por um estator série. (MAIS informações chegando mais adiante NESTA resposta.)

No que diz respeito às fraquezas de fim de viagem, o estator é o único que eu conheço, e essas falhas ocorrem após muitos quilômetros. Adicionar um voltímetro ao seu painel pode lhe dar algum aviso prévio do problema, pelo menos o suficiente para evitar que você fique preso na natureza....
A minha primeira falha no estator foi na minha '09 com 52.243 km [32.463 milhas]. Eu primeiro substituí o estator e, em seguida, com a ajuda de onewizard, substituí o regulador OEM por um COMPUFIRE R/R com 53.917 km [33.502 milhas]. Não posso dizer quanto tempo DUROU ESSE reparo, pois tive um acidente de baixa velocidade que destruiu a moto com 62.790 km [39.016 milhas].

Então eu tive uma falha no estator na minha '08 no AZ, DEPOIS que eu instalei um POLARIS R/R, então, obviamente, os danos já haviam ocorrido no meu estator antes disso. (Para obter informações sobre esse estator, você pode tentar PESQUISAR, pois não tenho registros para o '08 aqui na BC.) Quando o estator 'morreu', consegui viajar cerca de 12 a 15 milhas até o ponto em que a voltagem estava diminuindo até o ponto em que o motor teria PARADO, porque consegui DESLIGAR o farol, uma modificação sugerida por onewizard, que me permitiu viajar ATÉ LÁ!

Na minha '15 V650, substituí seu R/R OEM por um POLARIS R/R com 28.589 km [17.764 milhas], e ATÉ AGORA tudo está funcionando BEM.

SUGIRO QUE VOCÊ PENSE BEM SOBRE ESTA QUESTÃO SE ESPERA TERMINAR TODAS AS VIAGENS QUE VOCÊ COMEÇA!!!

Esse estator recebe MUITA atenção; provavelmente não é pior do que outras motos.
Lemos tanto sobre isso aqui apenas porque muitos membros falam sobre isso, porque não há mais nada para falar!....

#9 ·
Tenho dificuldades com o "problema" do estator, que é algo específico do modelo. Os sistemas de carregamento de motocicletas, em geral, são muito menos robustos do que os dos carros. Tive motos modernas e antigas e os problemas no sistema de carregamento são um dos problemas mais comuns em geral e são, sem dúvida, o problema elétrico mais comum. Então, para mim, dizer que o sistema de carregamento é um problema específico do modelo para a Versys é meio bobo. Vamos também ter em mente que este é o mesmo motor que está na Ninja 650, bem como na Vulcan S.

O assento original também é uma reclamação comum. Uma que eu compartilhei, meu Deus, eu odiava aquele assento original. Comprei um assento Seat Concepts e nunca mais olhei para trás. A moto ser um pouco vibrante é outra reclamação comum, esse problema, acredito, foi em grande parte resolvido nas motos gen-3, pois muito mais coisas agora são montadas em borracha.

#10 ·
Tenho dificuldade com o "problema" do estator ser algo específico do modelo. Os sistemas de carregamento de motocicletas em geral são muito menos robustos do que os dos carros. Tive motos modernas e antigas e os problemas no sistema de carregamento são um dos problemas mais comuns em geral e são, sem dúvida, o problema elétrico mais comum. Então, para mim, dizer que o sistema de carregamento é um problema específico do modelo Versys é meio bobo. Vamos também ter em mente que este é o mesmo motor que está na Ninja 650, bem como na Vulcan S.

O assento original também é uma reclamação comum. Uma que eu compartilhei, meu Deus, eu odiava aquele assento original. Comprei um assento Seat Concepts e nunca mais olhei para trás. A moto ser um pouco barulhenta é outra reclamação comum, acredito que esse problema foi resolvido principalmente nas motos de 3ª geração, pois muito mais coisas agora são montadas em borracha.
Eu geralmente tenho que modificar os assentos originais para aliviar a pressão no cóccix. É algo que me atormenta há anos. Ainda não me sentei em uma Versys, então o tempo dirá. Obrigado pelo feedback.

#12 ·
Você pode pensar que o estator recebe muita atenção até o momento em que a falha do estator o deixa encalhado. Não é divertido e nunca acontece convenientemente na garagem em casa.

A falha do estator é muito séria e fácil de lidar, eu não sairia em uma viagem RTW sem ter pelo menos peças de reposição para consertar o problema na estrada.

#15 ·
Acho que o único ponto fraco real destas motos é o design do sistema de arrefecimento. Em vez de ter um desvio para o termóstato, o termóstato tem um furo que permite que o líquido de arrefecimento flua antes de abrir. Assim, um termóstato pode falhar fechado e passar despercebido por um tempo e as temperaturas do motor não são tão estáveis como com um desvio; instale um thermobob.

Na minha '14 com 136.000 km, fiquei parado uma vez depois que o estator falhou por volta dos 70.000 km; um voltímetro teria me avisado sobre isso e eu estava bem perto de uma cidade quando aconteceu, se eu estivesse ciente, teria parado em um local muito mais conveniente em vez de lá fora depois que a bateria descarregou. Nunca consegui instalar um voltímetro, antes de partir para uma viagem de 10.000 km, com o odômetro marcando 120.000 km, eu apenas substituí o estator novamente. O isolamento estava carbonizado e tenho quase certeza de que o estator teria falhado durante essa viagem.

Como você pode ver, estou sendo chato, são motos sólidas e muito fáceis de trabalhar se algo der errado.