Kawasaki Versys Forum banner

300X versus Ninja 300

1 reading
645 views 8 replies 8 participants last post by  Mohawk  
#1 ·
Alguém teve a experiência de andar numa 300X e numa Ninja 300 uma após a outra? Li que a 300x foi ajustada para uma faixa de potência mais linear com mais torque em baixas rotações do que a Ninja. Se sim, o baixo regime da Ninja deve ter sido lamentável, pois a 300x não tem nada abaixo das 4000 RPM. Não quero mais cavalos de potência, apenas me perguntava, já que também li que a Ninja tinha 39 HP, enquanto na realidade no dinamômetro a 300x tinha 32. Alguma opinião? Eu amo minha 300x do jeito que ela é...

#2 ·
Alguém teve a experiência de andar numa 300X e numa Ninja 300 uma após a outra? Li que a 300x foi ajustada para uma banda de potência mais linear com mais torque em baixas rotações do que a Ninja. Se sim, o baixo regime da Ninja deve ter sido patético porque a 300x não tem nada abaixo das 4.000 RPM. Não quero mais HP, apenas me perguntava, já que também li que a Ninja tinha 39 HP enquanto na realidade no dinamômetro a 300x tinha 32.
Alguma opinião? Eu amo minha 300x do jeito que está...
Em relação à comparação de cavalos, a minha concessionária fez-me assinar um formulário específico (aviso?) quando comprei a minha Versys-X 300. Era para eu reconhecer que a Versys produzia 39 HP (e alguns outros pontos sobre a moto que não me lembro). Ele disse que no passado, os clientes voltavam com várias compras novas, tentando devolvê-las quando descobriam que X moto produzia apenas X cavalos. Portanto, aparentemente a Versys e a Ninja tinham a mesma potência declarada, embora eu tenha certeza de que os resultados reais no dinamômetro da Ninja teriam sido semelhantes às suas informações sobre a Versys-X 300.

#3 ·
Alguém teve a experiência de andar numa 300X e numa Ninja 300 uma após a outra? Li que a 300x tinha sido afinada para uma banda de potência mais linear com mais torque em baixas rotações do que a Ninja. Se for o caso, o baixo regime da Ninja deve ter sido lamentável, pois a 300x não tem nada abaixo das 4.000 RPM. Não quero mais HP, apenas me perguntei, já que também li que a Ninja tinha 39 HP enquanto na realidade no dinamômetro a 300x tinha 32.
Alguma opinião? Eu amo minha 300x do jeito que ela é...
Examinei extensivamente as especificações e peças, válvulas, etc. de ambos os motores e descobri que eram idênticos, exceto pelas suas ECUs.
Existem muitas razões pelas quais as ECUs podem ser diferentes, mas não necessariamente o tempo de injeção, etc.

A única grande diferença que pude encontrar entre ambos é a relação de transmissão final da X300 de 14/46 contra os 14/43 da Ninja, e a razão pela qual tantos consideram a mudança de relação.

#4 · (Edited)
Comparações de relações de marcha só são válidas se a circunferência do pneu motriz for comparável. A circunferência de um pneu 130/80-17 é de aproximadamente 78,9 polegadas. A circunferência de um pneu 140/70-17 é de aproximadamente 77,65 polegadas. Portanto, a Ninja está cobrindo uma distância ligeiramente menor a cada rotação do pneu. Isso não é uma grande diferença e provavelmente não é perceptível pelo piloto médio.
14/43=3,07
15/46=3,07
É fácil entender por que muitos pilotos optam pelo 15T.
As comparações acima são da IA, que pode não ter relação com a realidade.

#6 ·
Alguém já teve a experiência de andar numa 300X e numa Ninja 300 uma atrás da outra? Li que a 300x foi ajustada para uma faixa de potência mais linear com mais torque em baixas rotações do que a Ninja. Se sim, o baixo da Ninja deve ter sido patético porque a 300x não tem nada abaixo das 4.000 RPM. Não quero mais HP, apenas me perguntei, já que também li que a ninja tinha 39 HP enquanto na realidade a 300x tinha 32 no dinamômetro.
Alguma opinião? Eu amo minha 300x do jeito que ela é...
mesmo motor. todo o resto é diferente.

A VX tem a relação de marchas mais curta e é ajustada, o quadro, a suspensão e as posições de pilotagem são todos diferentes. você quer uma moto esportiva? ou você quer algo que possa fazer offroad/touring/commuting?

Eu andei nas duas quando estava procurando uma moto, eu simplesmente não gostava de ficar tão apertado numa moto esportiva. Para minhas mãos totalmente novatas, ambos os motores pareciam praticamente os mesmos, provavelmente porque são.

#7 · (Edited)
O motor é o mesmo, já tive ambos os motores em peças e agora tenho um X-315cc e o motor Ninja se tornará um 315cc que estou instalando na minha ZZR250, o que deve levar a potência da roda traseira de 26-40+. O motor Kawasaki 300 produz 39cv no virabrequim, onde os fabricantes os medem, isso é em um motor SEM caixa de câmbio, conectado diretamente a um dinamômetro de eixo. Portanto, quando você adiciona caixa de câmbio/embreagem/corrente/roda/pneu e todos os rolamentos que suportam essa montagem, você introduz inércia e arrasto, então quando medido em um dinamômetro de roda, você obtém um número de cv menor.

O X300 tem dutos de admissão mais longos, que operam melhor em um pulso de reflexão de admissão de frequência mais baixa que aumenta o enchimento do cilindro em baixas rotações, mas são mais restritivos em altas rotações. O Ninja300 usa dutos de admissão mais curtos que funcionam melhor em altas rotações. Você não pode mudar muito o torque criado em qualquer motor aspirado de qualquer tamanho, pois é uma função da eficiência volumétrica, a menos que você o turboalimente. Você não pode fazer mais ou menos com a taxa de compressão (CR) e/ou mudanças no tempo das válvulas. Daí minha versão 315cc com CR 12,5-1. Esperando por rwhp nos 30 altos ou 40 baixos assim que for ajustado.

Um motor de 296cc nunca será um monstro de torque, mas é bom para 100 mph e cerca de 7 segundos de 0 a 60 mph, o que é muito bom, além de oferecer 70 mpg.

Aproveite :)

#8 · (Edited)
O X300 tem dutos de admissão mais longos, que operam melhor em um pulso de reflexão de admissão de frequência mais baixa que aumenta o enchimento do cilindro em baixa rotação, mas são mais restritivos em alta rotação. O Ninja300 usa dutos de admissão mais curtos que funcionam melhor em alta rotação.
Na verdade, o X300 tem um duto de admissão curto e um longo, pois um cilindro é ajustado para torque e o outro para potência. Isso permite que a Kawasaki corrija quedas na curva de potência e torne o motor mais utilizável para o X300. A caixa de ar impressa em 3D que estou usando usa dutos de comprimento igual, mas corrigimos a queda de 6k-7k com porta, pistões de alta compressão e ajuste em dinamômetro. O forte impulso de médio alcance que este motor tem agora é sua melhor característica, na minha opinião, pois é um aumento de 6-7 cv exatamente onde mantenho o conta-giros na maior parte do tempo nas curvas.[/message]